top of page

Site novo! Mas por quê?

  • Foto do escritor: Luis Felipe dos Santos Kemmerich
    Luis Felipe dos Santos Kemmerich
  • 24 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de mar. de 2024

Depois de um merecido descanso, porque voltar com um site? Os motivos são vários e todos eles convergem aqui. Bem-vindo!


Algum tempo atrás, durante a pandemia, eu resolvi tirar umas merecidas férias. Afinal, faziam quase 10 anos que eu desenhava todos os dias. Existiam outras vontades também, em investir em expressões musicais e de utilizar o meio visual como expressão pessoal e não apenas como trabalho. É verdade que cogitei em largar o desenho, mas hoje compreendo melhor a pluralidade de coisas que gosto de fazer, tanto como e quando.


Ilustração para capa de disco. Luis Kemmerich
Capa para projeto pessoal. Muitas ideias sobrepostas.

Durante o processo deste retorno profissional ao desenho, eu voltei a olhar para o meu progresso... e foi difícil apreciar ele. Não que eu não pudesse perceber as melhoras, mas elas estavam escondidas, ficavam atrás de distrações e algumas barreiras. Deixe-me explicar.


No atual formato de como um artista interage em redes sociais e outras plataformas, vi minhas qualidades diluírem. Os motivos são diversos: limitações das postagens, imposições de ritmo de postagem, como se comunicar, o que comunicar, uma infinidade de ótimos artistas, panfletagem digital infinita, assuntos que não são arte... Enfim, a sensação era de estar em uma festa e se perguntar "cara, o que eu tô fazendo aqui?"

No atual formato de como um artista se posiciona, em redes sociais e outras plataformas, vi minhas qualidades diluírem (...) Enfim, a sensação era de estar em uma festa e se perguntar "cara, o que eu tô fazendo aqui?"

Eu poderia resumir a resposta ao título deste texto em "não aguento redes sociais", mas como é o primeiro post aqui... Acredito que vale a pena desenvolver um pouco mais. Afinal, um dos motivos era este, poder desenvolver mais. Quero poder tomar meu tempo para escrever e desenvolver contéudos pertinentes à mim, que casualmente, interseccionará com os frequentadores deste site. E espero manter isto de maneira sincera e racional.


Também quero poder compilar as peças que gosto sem demais interferências. Poder ter uma página de portfólio como um portfólio deve ser. Sem links, sem comentários, sem terceiros.... Afinal, como pareceria um portfólio físico com um espaço para interações que invadem a experiência de ver a arte mostrada? Que evadem o observador do tema principal? Que distraem você do que eu quero mostrar?

Afinal, como pareceria um portfólio físico com um espaço para interações que invadem a experiência de ver a arte mostrada? (...) Que distraem você do que eu quero mostrar?

Ao meu ver, a resposta é caos. Uma profusão de elementos e sinais que no fim apenas nos separam mais. Ou seja, o significado do esforço de postar e divulgar se perde. Minha arte não é vista, ou se é vista, não sinto que tenha recebido a devida atenção. E não é sobre quantidade, mas sim qualidade. Nós realmente estamos vendo ou só damos likes? Essa resposta eu deixo com o leitor.


Ilustração para capa, composição de design gráfico. Luis Kemmerich Instrutor de arte
Outra capa. Tentando algo mais simples.

Por fim, também existe um motivo logístico. Com meu retorno à atividade de instrutor e um novo curso em produção, se fez necessário um meio de poder oferecer meus serviços. Entre todas as maneiras pesquisadas, parece que ter um site próprio resolveu muitas questões. Tirando algumas dificuldades iniciais, estou muito feliz com o processo! Poder ter controle de muitas variáveis e mais flexibilidade de como se dá minha interação com o público, certamente trouxe bastante satisfação.


Espero que este texto tenha ajudado em algo. Enquanto ainda penso como colocar minha pessoa de volta na área, em site ou redes socias... Escrever ele, com certeza me ajudou! Caso exista alguma idenficação com os problemas que passei, recomendo pensar na possibilidade de ter um site.

© 2023 by Luis Kemmerich

Contato:

luisf.kemmerich@gmail.com

(55) 99935-3238

CNPJ - 27. 621.892/0001-02
Curitiba - PR - Brasil

Rua Rio Grande do Sul 199 - Água Verde

bottom of page